Imens.
Adriana Gomes de Oliveira
Imens. é uma instalação multimídia interativa que lembra universos imensos; a imensidão de um ambiente, da mente do homem, da alma. Por meio de artifícios físicos criados no espaço, o público poderá imergir em um ambiente marinho.
Através de sensores de presença, é o homem o responsável por acionar os equipamentos, que emitem imagens e som, montando assim a instalação. Desta forma, o público – interator -, faz do espaço um ambiente completo. O mar é repleto de diversidades. A utilização de diferentes mídias sugere esta analogia.
A rampa colocada na entrada da instalação é um primeiro compartimento, que instiga o mergulho. Porém, esse mergulho não é voluntário. O interator, para entrar no oceano, é obrigado a transpor este obstáculo, como num ritual. O segundo compartimento, ou seja, o mar, é um lugar no qual o público perde o referencial de espaço – não há cantos na sala – e este se vê imerso em um ambiente com imagens diversas, que se movimentam. Ao emergir e voltar ao mundo externo, o homem, de alguma forma, se encontra transformado por esta experiência.
MEMORIAL DESCRITIVO
2 projetores de slide
2 espelhos medindo 8 X 5 cm acoplados à um motor, que faz a imagem de um dos
projetores rotacionar pelo espaço
1 retroprojetor
1 bomba submersa, que movimenta o líquido da vasilha transparente colocada
sobre o retroprojetor
1 vídeoprojetor
1 videocassete
1 equipamento de som
2 caixas acústicas
3 sensores de presença, ligados aos equipamentos
1 ar condicionado
100 metros de fiação